May 30, 2006

o sertão é o mundo.

Entrevistador: Você jogaria tudo o que tem fora por...
Zé Celso: Nada no mundo... quero é mais... mas todo dia quero cagar e mijar bem o resíduo do que passou.


Acabei de descobrir que foram gastos mais de 600.00o reais na montagem da última parte dos sertões, bancados em sua grande maioria pela Petrobras.

Eu sempre havia criticado essas ajudas culturais do governo. Ele poderia ajudar a ter bastante casinhas pro povo, ônibus, apostilas...mas quem precisa disso quando você tem o Teatro Oficina???

Tome vergonha na cara e vá logo ver a última parte de Os Sertões!
Seu imposto tá lá. e nunca havia sido melhor investido!!!

May 29, 2006

Сегодняшнее предсказание

"Today's fortune:
Society prepares the crime: The criminal commits it"

Hoje me deparei com isso quando entrei no Orkut. A badolha não tem nada de today, muito menos de fortune.

Já que eu não tava entendendo o que o Orkut queria com isso mesmo, resolvi por ele em russo. Assim pelo menos poderia dar um pouco de risada e aprender(!?) alguma coisa.

Olha como ficou:

Сегодняшнее предсказание:
Общество готовит преступление – преступник совершает его

Isso, inclusive, me lembra que eu quero aprender russo ainda.

O problema é que hoje me perguntaram o porquê disso. Tenho algumas idéias do porquê, mas ainda não sei ao certo. Um dia eu acho um motivo convincente.

May 27, 2006

Posts seguidos

Acabei de perceber que meus últimos três posts são gigantes e só sobre música. Até eu já estou me achando chato.

Prometo melhorar em breve, só to procurando como.

Kick Out The Jams, MOTHERFUCKERS!!!

Quando o MC5 veio pro Brasil eu nem sabia direito quem eram eles. Direito não, eu não sabia quem eles eram. Achava que era algo influente entre as bandas indies, alguma pentelhação seminal da década de 60 que influenciava algum lixo do novo rock.

Mais tarde, quando o Pearl Jam veio pro Brasil, me disseram que eles tinham mandado um cover de MC5 no Pacaembu, Kick Out the Jams.

Mas perae, Kick Out the Jams...essa era a melhor música do Renegades do Rage Against the Machine! Era uma música do Rage!!!Mas perae, o Renegades é um álbum de covers. Perae, então Kick out The Jams original era do...MC5???

Aí que aperta o coração. Fui atrás na internet, baixei o álbum que tinha essa música. Gravado em 68, ele é uma porrada ao vivo, o punk seminal. Soa meio datado, mas é bem empolgante.

Aquele berro de Kick Out the Jams do começo da música tá entre as coisas mais gratuítas e marcantes da história. A bateria é seca, tosca. A guitarra, na mesma. O vocal roco não tem porra nenhuma demais, mas a música é muito loca, mas meia criança de cinco anos da conta de tocar ela inteira.

Pois bem, agora imagine uma banda de dez caras, sendo que seis deles são alguns dos melhores instrumentistas do país, tocando essa música. Até ontem eu nem tentava. Mas ontem a noite aconteceu.

Credenciais do Hurtmold foi seguida de Kick out The jams. Eu não conseguia acreditar naquilo. A música que originalmente tem dois minutos e meio ficou com mais de cinco.

O título foi renegado, e Kick Out the Jams foi transformado numa Jam Session.

O que ocorria era o Forgotten Boys, uma das hypes paulistanas, divindo o palco com o Hurtmold. Todos expremidos no palco.

Adimito que foi bem divertido. O rock cru e tosco do Forgotten Boys era recheado de coisas pelos integrantes do Hurtmold, todos tortos de bêbados.

Por sua vez, a produção impecável do Hurtmold era transformada num troço sujo por causa do Forgotten.

Como no show de quarta, eles nem olharam pra platéia. Mas música competente não faltou no troço. Eles até mereciam um palco maior, bem maior.

Pop Patton?

A MTV falou no top top de fins de banda que Mike Patton tinha acabado com o Faith no More porque não queria fazer sucesso. Só porque depois do Faith no More, que na época era uma das maiores bandas do mundo, ele gravou com o Mr. Bungle.

Ninguém gostou? É, quase ninguém, só uns caras. Só sobrou para essa banda ser grande influência de Incubus, Korn, Slipknot, System of a Down e, sempre eles, do The Mars Volta.

Ah, e da Pitty também.

No meio disso ele gravou mais cento e cinquenta mil coisas com umas oitocentas bandas.

Depois ele fez o Fantômas, a banda que assustou os indies no Claro que é Rock.

Agora ele entra com um novo projeto, o Peeping Tom. É possivel algo mais experimental que o Fantômas? O cara vai querer gravar algo ainda mais bizarro e influente que todas suas bandas anteriores?

Para responder, só ele próprio falando sobre seu novo projeto: This is my version of pop music. In a way, this is an exercise for me: taking all these things I've learned over the years and putting them into a pop format.

Pois bem, ontem ele tocou pela primeira vez, ao vivo no Conan O´Brien. Se isso é pop ou não tira suas conclusões:



Longa vida à Mike Patton!

May 26, 2006

Efeito Paleativo

Baixada a poeira do Stadium Arcadium, volto minha atenção para o que deveria ser o próximo grande lançamento do ano, o sétimo álbum do radiohead.

Aparentemente, ele não saí esse ano, muito menos como álbum. Mas algo deve servir de paleativo, o álbum solo do Yorke.

Vai dar pra ver se ele é realmente uma mente criativa por si só. Enquanto isso, as coisas já vão indo dum jeito bem Radiohead de ser.

No site do projeto, o The Eraser, já dá pra sentir um que típico de Radiohead.

Que que típico de Radiohead é esse que eu falo? Take a look here: http://www.radiohead.com/archive.html

Aí tem links pra todos os sites antigos do Radiohead. Todos bizarríssimos. A banda foge do convencional em tudo. Eles vão além de uma mera música diferente do mundo inteiro e fazem tudo diferente do mundo inteiro. Divulgação, dvds, shows, tudo.

Também vale uma olhada o Book Art que foi distribuído junto ao KID A, ou os vídeos de divulgação do mesmo álbum. Tipo essa coisa estranha aí embaixo:



Essas merdas funcionam??? É, eu digo que é um álbum sem single que ficou em primeiro das paradas britânicas e americanas, deve ser o suficiente.

May 24, 2006

Top 6 - Comunidades do Orkut

Eu amo tops, e ainda não tinha feito nenhum aqui.

Here we go. Meu top 6 de comunidades do Orkut!
Clique no nome para vê-las.

Jon Kabira - Narrador do WE
Quem já jogou Winning Eleven sabe quão foda é esse cara.

Profiles de Gente Morta
Morbidez invejável.

TOP GEAR ESCULAXA PA CARAIO
Criada por Jauzim from Hell(!?). Leia a descrição dela e entenderá por que ela tá aqui.

Marx de cu é Hegel e niilismu miguxu
Porque esculaxar com o mundo acadêmico é sempre um prazer.

Esc me Esc me Esc me
Merece o segundo lugar pela criatividade do título, um dos melhores trocadilhos da história. O cara que criou isso merece um posto ao lado do Morrissey original.

Anão vestido de palhaço mata 8
Se o título já é bom, imagina o conteúdo. Vai pro topo do pódio por merecer ser olhada todo dia com carinho.

o primeiro show de pós-rock agente nunca esquece

Acabo de retornar da Vila Madalena, onde finalmente assisti o show do Hurtmold. Segue aqui o relato.

O lugar era ótimo, um bar grande e ajeitado. Ser grande e ajeitado trazia algumas conseqüências claras, como as águas de três reais.

Apesar de nunca ter visto uma aglomeração de fãs do estilo, eles realmente parecem fãs de pós-rock. Seriam indies sem botons e barbudos. Estudantes de comunicação em fim de curso. O que dava pra perceber que ao invés de cybershots, rolavam somente nikons e canons com objetivas imensas.

Já a banda, bem, é díficil perceber o limiar entre a passagem de som e o começo da primeira música. No meio de uma cacofonia sonora, eles entram contudo e sem olhar pra platéia. Olham seus instrumentos, os outros integrantes, ou, na maior parte do tempo, o teto. Sempre com os olhos semi-cerrados.

Isso trás consigo uma concetração absurda, que também passa para a platéia, que passa o tempo inteiro de braços cruzados e balançando lentamente.

Pessoas paradas o tempo inteiro, uma banda que só se referiu à platéia depois da última música, isso parece chato?

Nem fudendo. O transe que se entra ao ver a banda é incrível, a música me absorvia duma forma que eu não lembro de já ter ocorrido comigo. Em cada fim de música todos irrompem em aplausos. Eu próprio pensei que podia ser um saco, mas fica bem longe disso. Emociona, um monte ainda.

May 23, 2006

STADIUM ARCADIUM, pt.3

No fim da série, que já deu o que tinha que dar, alguns dados:

Last.fm
Esse é um site em que você instala um plugin e aparece num site o que tu ouviu e são feitas várias estátisticas, é bem legal.
Para um exemplo, entre no meu: last.fm/user/pierobl .
O Radiohead SEMPRE havia sido o primeiro lugar. Num lugar em que os Indies imperam, vide Death Cab no quinto lugar, take a look no top dessa semana:

Position Last Change Artist Plays Reach
1 1 N/A Red Hot Chili Peppers 816618
52401
2 2 N/A Radiohead 389304
42938
3 3 N/A The Beatles 374210
41192
4 4 N/A Coldplay 232337
39812
5 5 N/A Death Cab for Cutie 267324
32301

Tudo caí perante ajoelha ao pop...

Top Tracks

For the week prior to Sunday May 21, 2006
Position Last Change Track Plays Reach
1 1 N/A 58758
19510
2 2 N/A 26114
10735
3 12 + 9 35185
10717
4 3 - 1 25896
10664
5 4 - 1 23616
10022

note que o que impera aí é exatamente a ordem do cd. ou seja, eu ainda acho que cd seja um formato válido, ao contrário do que o seu Yorke falou mês passado(dizendo que o próximo álbum do Radiohead não será nesse formato, pois é um formato obsoleto).

eu, particularmente, acho que o formato não é problema, e sim sua distribuição.

Pasmém: pela primeira vez, o Red Hot chegou em primeiro na Bilboard. Devo adimitir que Dani California não merecia o que Can`t Stop ou Under the Bridge não fizeram, mas...

Tell me Baby, o próximo single, é bem melhor...esperemos então.

Minha opinião concisa sobre o cd, que eu não tinha feito até agora:

As músicas tem uma composição e uma produção linda, mas tenho a impressão que os istrumentistas tão segurando a mão.
Ponto.

Mas vi o Live da MTV, isso não acontece ao vivo. Os três soltam a mão e temos a virtuose que aquelas músicas merecem. Aí que o negócio fica tretado. Esperemos os bootlegs, quer dizer, esqueci que isso é o red hot. esperemos um dvd autorizado com um orçamento de milhões de reais, bullet times, castelos e uma produção impecável.

O red hot só mostrou que é capaz de imperar em todas as barreiras e todas esferas, seja entre os indies ou entre o povo pop. é raro isso acontecer, mas a banda mais ouvida do mundo nessa semana merece seu posto.

o melhor espetáculo da terra.

Show do u2?Não.
Filmes do Kubrick? Não.
A apresentação do novo videogame da Nintendo? Não.
Aquele Tetris feito num prédio? Também não.

O espetáculo mas emocionante da minha vida foi uma peça de teatro de 4 horas e meia. E agora volta sua última parte!

É com um prazer imenso, do fundo do meu coração, que digo que o Teatro Oficina traz, desde a semana passada, o encerramento do seu espetáculo baseado na obra de Euclides da Cunha.

O maracatu se faz presente em cada segundo da peça. O corredor de cinqüenta metros que deveria servir de palco para os atores cai por água abaixo, assim como o próprio limear entre atores e público. As muitas horas da peça se tornam poucos minutos, e olha que eu sou um ser bem impaciente.

Pois bem, sexta-feira to lá pra ver a última peça, de seis horas e meia.
Quinzão, toda sexta no Oficina, faz um bem pra ti e vai lá.

Sábado meu post é sobre isso.

----------

Por último e menos importante:

A nata da vanguarda nacional, o virtuosismo em sua apoteose, os caras com os melhores nomes de música do mundo moem tudo(?!) na Vila Mada essa semana.

Show do Hurtmold, quinzão também, no Bleecker St., essa terça e quarta.
Faça um bem pra ti: escuta eles clicando no nomezinho deles aí. e vai lá!

Quinta-feira meu post é sobre isso.

----------

Eu prometo que meu blog volta ao normal em breve e paro de fazer propaganda cultural aqui. Mas tô numa semana em que a inspiração dos outros sufoca a minha.

May 20, 2006

Insonho

Sexta-feira pasada, quase cinco horas da manhã, nos arredores de Curitiba.

Depois de seis horas de viagem percebi que eu não havia dormido nada no ônibus. Por causa disso me senti extremamente cansado.

Mas nesse momento eu tive a impressão que havia um amigo meu no banco ao meu lado e lembrei que eu passei um bom tempo com raiva dele por ele estar dormindo e eu não. O problema era que ele não estava mais ali. Pensei, pensei, pensei e cheguei a conclusão que não havia amigo meu nenhum ali, na verdade eu havia sonhado que estava com insônia.

Dessa forma cheguei a conclusão que eu havia conseguido dormir no ônibus. Depois de perceber que meu sono havia sido bem sucedido, eu não estava mais me sentindo cansado.

Last Night

Cinco e meia da tarde, ontem, eu cheguei no ensaio da banda de uns amigos meus, de um incubus cover. No fim de uma música o baterista vira pra mim e fala: arranjei credencial pro show de hoje!

Aí que eu lembrei que tinha show em curitiba essa noite. Do cordel, que eu nao gostava em estúdio mas tinha curiosidade de ver o show, e do mombojó, que eu não gostava em estúdio e não tinha curiosidade de ver o show.

Eu ia tirar fotinhos do cordel sábado na virada cultural, e do mombojó também, mas acabei indo pra curitiba. Foi aí, quatro horas antes do show, que falei com o povo da Trama, gente boas como sempre, e consegui entrar para tirar as fotos que eu necessitava.

E fui.

Primeiro entrou o mombojó. A banda é BEM mais pesada ao vivo. O que são 10246201 pontos pra uma banda dessas. Me surpreendeu quanta gente conhecia eles, afinal eu pensava que era só mais uma banda que um amigo meu escutava bêbado.

O ápice foi a musiquinha do Reino de Alegria, não sei se é esse o nome dela. Mas o problema é que eles tocaram essa música 2 vezes no show. Assim, não ter repertório, tudo bem, acaba o show mais cedo... mas repitir música é feio, até pro Iggy Pop.

O show do Cordel é loco! Demais. Hoje que eu fui descobrir que a banda começou sendo um grupo de teatro. Pois bem, como eles mesmo se referem, aquilo é um espetáculo!

Eu acho que eu vi neles o peso que o Nação Zumbi não tem, e deveria ter, ao vivo. Eu encostava no palco e tudo tremia, o chão, o povo, os músicos, eu, tudo. Foi mágico!

May 19, 2006

Livre do vício?

Olá! Meu nome é Piero e eu estou há 63 dias sem ter dor de garganta.

May 18, 2006

São Paulo Sitiada

Vou tratar da guerra civil imaginária de São Paulo só hoje, porque o anacrônico chama mais atenção do que aquilo que é falado na hora do ocorrido.

Digo o seguinte: foi MUITO loco!

e claro, ainda cheguei a conclusão que a estupidez humana é sempre maior do que você imagina.

os fatos para chegar a essa conclusão, todos vocês viram e ouviram.
então eu conto da única pessoa que me comoveu nesse dia.

das cinco linhas que fazem o trajeto USP-minha casa, quatro não funcionavam. a outra não passava fazia mais de uma hora.
é nesse contexto que eu estava brincado de sardinha dentro do busão, quando o motorista fechou a porta na mão de uma velhinha que ficou para fora e bradou tristemente ei, eu tava esperando esse ônibus a mais de uma hora

a velhinha me comoveu com a sua cara de choro e desespero. ela devia tá indo fazer alguma oficina pra terceira idade na usp. foi a cena mais triste do dia. acho que é porque eu não acreditei que tinham bombardeado a liberdade ou feito uma chacina no shopping butatã. ah, também não tentei estocar comida do pão de açucar.

e de tudo o que mandaram na imprensa naquele dia, segue aqui a melhor parte. deixo-lhes o post que Arnaldo Branco fez no blog dele:

"Meu comentário hipersensível neste momento de muita dor

Aí, hein, seus paulistinhas de merda, perderam o cabaço..."

May 16, 2006

Google News

A novidade do Google essa semana ta aí:

http://www.google.com/notebook

Take your own conclusions.

E para todos aqueles retardados pelo google como eu, achei um ótimo blog em português sobre ele, da onde tirei esse link, inclusive.

Já a novidade do Orkut essa semana foi a adição da busca por amigos seus numa comunidade!
Portanto, agora posso ranqueá-los e classifica-los melhor ainda, o que é extremamente divertido.

Here we go:

-32 amigos meus lêem o shampoo no banho
-26 amigos meus gostam do Calvin e do Haroldo
-26 amigos meus gostam de Led Zeppelin
-6 amigos meus chingam juiz em jogo de video game
-4 amigos meus acham que Morrissey os entenderia
-4 amigos meus estão MUITO preocupados
-2 amigos meus acham que Top Gear esculaxa pa caraio
-1 amigo meus acha que bobp é assim mesmo, le tu que vê
-Nenhuma amiga minha é uma universitária safada de SP

Incrivel, não?

May 14, 2006

STADIUM ARCADIUM, pt.2

Continuemos falando do lançamento mais imporante do ano. Mais importante até que o seu yorke resolveu sair do casulo, claro.

Mês que vem deve começar a tunê do red hot pra "divulgar" seu novo álbum. Vai ser o show dos sonhos. E não é devido a eles.

é com muita sabedoria que eles escolheram a banda que eles, os intregantes do System of a Down e a Pitty(?) consideram a melhor banda da atualidade: THE MARS VOLTA!!!

eles já haviam aberto a turnê do by the way, além disso frusciante e flea participaram nos álbuns deles. o guitarrista do mars, o omar, também participou do stadium arcadium e de vários solos do frusciante.

eu me omito de descrever o show do mars volta, teria que dominar bem melhor as palavras. só opino dizendo que esse deve ser o melhor show desde que os integrantes do rage against the machine resolveu virar uma banda meia-boca com um vocalista sem empatia, ou seja, de seatle.

segue aí a cacofonia musica,l em qualidade baixa, mas digere isso aí embaixo, vale a pena.

May 10, 2006

Tintin e o New Jornalism

Hoje conversei com Arthur Veríssimo da Trip.
Lavei minha alma: dá pra ser jornalista e não ser nada rabugento. Além disso, falar com pessoas que te inspiram e são gente boa é algo sem igual, ainda mais quando essa conversa dura quarenta minutos.

Reporto a mais incrivel parte do lero com ele nesse blog.

No meio dum papo sobre as influências dele, o cara manda:
ah cara, tem o Kerouac, li tudo dele. o Borges, o Kapuscinski...e claro, tem o Tintin!!!

porra, o tintin???- mando eu- será que todo mundo quer ser jonalista por causa do Tintin???

O mais genial dos Veríssimos manda: se tá me zuando que ná USP é assim???- eu confirmo e ele continua em meio a muitos risos- caralho cara, a galera curte o Tintin na USP!!!eu tenho até um tintin tatuado!!!

eu nunca mais acho nenhum colega meu louco por querer colocar o Tintin na capa de um jornal ou em uma camiseta.

May 8, 2006

STADIUM ARCADIUM, pt.1


Stadium Arcadium, o CD novo do Red Hot Chili Peppers.

O mais novo assunto do mundo musical! Agora as hypes estarão em baixa, os indies ficarão quietos, tudo isso graças ao fim do hiato de uma das maiores, e melhores, bandas que o mundo já viu.

Falar de toda habilidade de Flea, Frusciante e companhia é chover no molhado, assim como falar de quanto esse CD beira a perfeição, então me atenho ao mais injustiçado nesse lançamento: Rick Rubin.

Rick Rubin é o produtor do Red Hot, do Audioslave , do Slipknot e foi do Rage Against the Machine.

Não gosta dessas bandas? Rock mainstream não é a tua? Tudo bem, o cara produziu o Weezer, o International [Noise] Conspiracy, e um "tal" The Mars Volta.

Que coisa mais antiga? AC/DC e Jonhy Cash devem servir

Não curte rock??? O Beastie Boys talvez sirva então, ou o Run D.M.C.

Se você ainda não sacou o quão bom ele é, o cara inventou a mistura de rap e rock, que hoje em dia é tão obvia, juntado o Aerosmith com o Run D.M.C. e originando assim o New Metal. Estilo esse que ele produziu alguns dos melhores álbuns.

Mainstream ainda??? Ele é o responsável pelo Reign in Blood do Slayer, sim, aquele que está em dez a cada dez listas dos melhores álbuns de metal de todos os tempos.

Se mesmo assim, você não gosta nem ouviu nem uma dessas bandas citadas, e ainda achar que produzir a Shakira, o Justin Timbarlake e o próximo do Metallica também não é nada, baixe o novo cd do red hot. Ouça o com atenção, note como tudo se encaixa perfeitamente, nem um ruído fora de lugar, o timbre de guitarra variando toda música e uma bateria que deve ter o melhor timbre captado desde que o Bonham morreu engasgado com um pedaço de presunto.

Enfim, olhe esse judeu com cara bizarra que segue abaixo e agradeça por ele existir. Ele é uma pessoa que deixa o mundo bem mais legal...

ZL, pt.2

Sábado foi dia de retornar a Zona Leste, mas dessa vez eu ia para lá as quatro da tarde, finalmente iria ver a ZL de dia.

Fui de metro, adentrando pela lendária linha vermelha. Achei aquela a linha mais legal do metro. Provavelmente porque é fora da terra e é muito mais alta que a da zona norte. Também tinha estações imensas, cara de cidade grande.

Peguei ela numa hora em que sol começava a descer e pela primeira vez gostei do céu de são paulo. Longe de ser um por do sol romântico do interior, o céu estava amarelo por causa da poluição e cheio de nuvens cinzas acima. Olhando a noroeste, abaixo do céu e das nuvens, se via o fim de são paulo, e mais abaixo uma profusão de manchas cinzas formada por prédios e viadutos.
Lembrava um cenário de um filme cyberpunk, com a diferença que a cidade ainda não havia sido destruída e não havia o Harrisson Ford. Acho que eu me senti interado com o mundo nessa hora, coisa que é díficil de sentir quando você vive na ilha verde da usp. Deve ser por isso que eu achei aquilo tudo tão lindo.

Depois ainda teve um atraso de seis horas no show que eu ia ver, capaz de deixar a mais paciente das pessoas com vontade de matar todos a sua volta. Mas ao invés de matarmos uns aos outros, levamos o tempo conversando entre o black dog da mooca e um bareco.

Estranhamente, foi um sábado sublime.

*o show que eu fui ver era do sonora.
a banda do pablo, pra quem conhece a figura é desnecessário quão boa a badolha é.
entra aí, http://www.myspace.com/sonorarocks

May 7, 2006

Manteiga Cultural

Hoje eu estava em casa e tive uma brilhante idéia que eu achava ser muito original: por que não fazer pão com manteiga usando a minha frigideira como uma chapa?
Ao enunciar minha descoberta para o resto da minha casa, riram de mim. Todas pessoas menos uma, a membra conterrânea da minha república que falou que "eu só comi pão na chapa quando vim pra são paulo".

Nesse momento veio toda a história do pão com manteiga relacionada com a minha vida na minha cabeça.

Da minha infância só me lembro de um fato: um episódio do castelo ratimbum. Nele havia um concurso de sanduiches no qual Nino premiava um...pão com manteiga, ou seria margarina, em detrimento de todos os outros sanduiches requintados. Foi aí minha primeira relação com a manteiga, lembrando que eu sempre me questionava por que minha mãe insistia em passar margarina, que pra mim era a mesma coisa que manteiga, em todos os meus sanduiches.

Depois existe um gap de cerca de oito anos na minha relação com a manteiga tirando usos exporádicos dela em casa na falta de margarina, que eu já sabia diferenciar da manteiga pelo potinho.

Passados todos esse anos eu já sabia diferenciar a manteiga da margarina pela sua consistência. Foi então que devido a falta de comida, devida a minha preguiça, eu comecei a frequentar o circuito gastronômico matutino da universidade de são paulo.
Nele meus companheiros paulistas e paulistanos pediam pães na chapa. Foi aí que eu comecei a fazer uso constante desse até o momento da primeira estorinha na qual minha conterrânea me defende.

O que isso me leva a pensar é que quanto mais para o norte eu estava, mais eu sentia a influência da manteiga na minha vida. É aí que estão as diferenças culturais, é aí que elas devem ser procuradas, nas pequenas coisas do café da manhã, na composição do seu sanduíche. Muito além de discuções sobre como deve se chamar a tal da fruta de gominhos...

May 6, 2006

Além do que se vê

Mesmo no fim do mundo, distândo mais de quarenta quilômetros da minha casa. Mesmo com abertura do Cansei de Ser Sexy, que é a pior banda que você vai poder ver na sua vida. Mesmo com um público muito nada haver, que tava só porque era uma balada baratinha. Mesmo numa casa de show horrível, que é faz justiça ao show do Cansei de Ser Sexy... valeu a pena ir no show do Los Hermanos.

Os barbudos começaram por duas baladinhas do cd novo. Mas o show só começou mesmo com além do que se vê. Daí pra frente esse show deixou tudo o que a música pode te deixar de melhor: um baita dum sorriso na cara. todo carnaval tem seu fim inundou o lugar de confetes e serpentinas, quem sabe foi socada no set list no meio do show e a flor é o jeito perfeito de se acabar uma noite.

Pra quem nunca viu um show dos hermanos, baixa e assiste aí o dvd deles no cine íris(MESMO QUE VOCÊ NÃO GOSTE DA BANDA) e tenha uma idéia. Quem já viu, sabe do que tu tô falando, e ainda teve certos acréscimos, como Amarante fingindo entradas em músicas igual um retardado e Camelo invocando Thurston Moore no meio da condicional, enfiando sua guitarra no amplificador.

E tudo isso por dez reais.

O mundo é legal mesmo, quem estraga ele é agente.
E o Cansei de Ser Sexy, claro!!!

May 5, 2006

Mexeram em time que tava bom

A revista Trip é tranquilamente a melhor do país. Ela é linda, inovadora e muito, muito bem escrita explorando coisas que ninguém mais explora aqui no Brasil. Fui na redação deles hoje, apesar de bem fechada foi todo muito camarada, desde seguranças até secretários.

E dái?

E daí a treta é que hoje, pela primeira vez, me decepcionei com a Trip. Mas aí foi só quando eu cheguei em casa.
Ao entrar no blog de Allan Sieber, vi que ele vai perder a coluna dele na Trip, lamentável pa caralho. Lá tivemos alguns dos melhores momentos do Sieber e alguns dos melhores da Trip, e por consequência, alguns dos melhores momentos do jornalismo brasileiro, se bem que eu acho que chamar isso de jornalismo é menosprezar.

A genialidade dessa coluna começou quando mandaram o cartunista subir a rocinha numa excursão turística com argentinos. Nos outros meses saíram coisas desse nível aí:


E nas palavras do gaucho:

"Por sinal é minha última coluna para a revista - até que durou bastante, sete edições - visto que se chegou a um consenso na redação que uma coluna em quadrinhos é uma coisa muito exótica, mesmo para a Trip."

Pra acabar esse post, só deixo aí a tirinha que o Dammer fez pro Sieber essa semana, mostrando quem é o cartunista mais ácido do país no fim das contas.

Cher...Patrick???

Isso aqui é uma página do livro Panorama, método de francês para iniciantes usado em conceituadas escolas de francês ao redor do país. Nesta página é mostrada uma carta para aprender a usar os verbos na primeira pessoa e algumas conjunções. Essa página foi lida por um número imenso de pessoas na Aliança Francesa, por muitos estudantes da USP, e mudou a vida de muita gente, mas isso foi só quando Rodrigo Amarate, do Los Hermanos, teve uma grande inspiração nisso aí em cima.

Para a percepção da utilização do método francês pelo poeta carioca da banda dos Hermanos, leia com atenção a carta acima. Feito isso, troque o Patrick do começo e VUALÁ! Temos uma letra do segundo álbum da banda:

Cher Antoine, Je suis vraiment desolé mais je ne peux pas partir avec toi.
Du 20 au 24 je dois travailler, j'ai 4 jour de congé.
Je vais à la campagne. Je voyage en train.
pour le montagnes, c'est un drôle de chemin!

Je vais à la plage avec des amis. Je vais faire du sport,
je vais fair du ski!
Para quem não conhece essa é Cher Antoine, do Bloco do Eu Sozinho. Música maravilhosa, com ...uma letra retirada de um método de francês!!!Ainda to abismado.E vou vê-los nesse estado ainda hoje na Zona Leste!

Amanhã conto como foi...

May 1, 2006

ACENA, Ska brasileira!!!

Haviam três opções na noite paulistana de domingo: A primeira delas era o Angra, que ia tocar no Playcenter, dai preferi deixar isso pro povo de 14 anos. A próxima opção era a vanguarda da vanguarda da vanguarda da vanguarda da última cena musical, vulgo Hurtmold, que ia tocar na Vila. Desnecessário explicar por que eu não tinha companhia para ver eles.

No fim das contas rumei para ver o Móveis Coloniais de Acaju. Foi a melhor coisa que eu podia ter feito. O show dos caras é algo absurdamente louco, com um vocalista de uma empatia fenomenal enquanto uma banda de nove membros pula e dança desesperadamente num espaço de 3x3.

Claro, que nada no mundo é fácil. Apesar de ser uma banda que mistura ska com mais cento e cinquenta mil ritmos eles tavam num festival enfurnado n(acena!) ska paulistana.

Então, segue abaixo minhas impressões sobre minha adentrada no mundo jamaicano sem o bob:

- Fãs de Skas são hilários. Apesar de um nunca tê-los visto na vida, eles são como eu os imaginava: o meio termo entre o tio do reagge e o indie da última hype. Ou seja, um indie com dread e suspensorios. Inclusive o primeiro baterista tocava com uma camiseta regata e suspensorios, o cara era no mínimo inusitado. Isso num lugar com as paredes devidamente quadriculadas.

-O segundo frontman da noite, do tal do sapo-banjo, mandou frases ótimas. Do tipo, "essa aqui é pra todos os DJS que tocam música jamaicana no Brasil!!!", ou o inflamado grito revolucionário de "quem aqui odeia balada de boi?". Ou o "peloamordedeus, não vão embora galera. a melhor banda de ska do pais vai toca daqui a poco"

-As duas primeiras bandas tinham TODAS as letras fundadas em "papapappapaapapapa SKA apappapapapapapapapapapappapapa JA MAI CAAAAAAA papapapapappapapapapapapa SKA!!!". A metaliguistica das bandas de ska me inveja.

-O Ska não tem bandas de um hit só. Ele é um estilo de um hit só. Timebomb do Rancid. Escutei essa música X, onde x igual à muitas, vezes num dia, com direito a cover de uma das bandas e tudo.

-NUNCA. NUNCA PERCA UM SHOW DO MÓVEIS.
principalmente se você é um cara que vive na fossa e acha que o los hermanos é a coisa mais animadora que você vai poder ver nesse país...