Jul 28, 2006

senha minha

Num momento do filme do superman, Lois havia desaparecido e vários personagens tentavam descobrir a senha dela. Nisso, me perguntei, como eles descobririam a tal senha???

Eles deveriam partir do processo com a qual ela criou a senha, mas qual seria o processo de alguém para criar uma senha??? Ninguém jamais discute isso.

Nisso o filme seguiu, eles descobriram a senha, superman, e eu esqueci da minha indagação.

Anteontem, assistindo lost, eles digitavam os taís 4, 8, 15, 16, 23 and 42 no computador. Novamente, me indagei do processo da criação de senhas. Mas nisso apareceram pessoas com taquapes e eu esqueci disso novamente.

Mas lembrei da miha idéia quase perdida a mais ou menos vinte minutos, quando meu irmão se irritava em não saber a sua senha no Real Player. Nisso, corri para o cpu para não perder essa idéia de post.

Agora sim, poderia parar e refletir sobre minha idéia.

Essa reflexão será incrivel??? Levará a humanidade a novo patamar??? Não creio, será tolice, mas faço-a, pois as idéias para post estão escassas ultimamente:

A criação de senha deve ser o mais indiossincrático dos processos que regem nossa vida. Cada um deve ter criado o seu, pois ele nunca é discutido com o próximo. Afinal, é uma senha, e senhas nunca são compartilhadas, senão, não seriam senhas.

Por nunca serem compartilhadas ou discutidas, isso leva o assunto criação de senhas a a ser um tabu de objeto, que é quando não podemos falar sobre algo na nossa sociedade. Como assim? É que tem certos assuntos que fogem um pouco da nossa idéia de liberdade de expressão por um motivo ou outro. Tipo incesto, necrofilia ou a má qualidade dos cursos de jornalismo no nosso país.

Por causa disso tudo, fiquei curioso em saber, catalogar e chegar a alguma conclusão sobre o processo de criação de senhas de outras pessoas.

Uma pista para saber como é esse processo seriam as perguntas e repostas que normalmente há naquele botão de esqueci minha senha. Tipo, qual o nome do seu primeiro cachorro? ou qual o segundo nome do seu tio-avô?

Estranho que nele também há um espaço para a resposta. Mas a resposta não seria a própria senha? Sempre achei isso confuso, e nunca achei que alguém ponha algo desse tipo na senha.

Gostaria de fazer uma pesquisa de como é o processo de criação das senhas, mas, como demonstrado anteriormente, isso não é possível devido ao segredo que as guarda.

Mas mesmo assim farei essa pesquisa a partir de somente uma amostra: uma finada senha de um finado email meu.

A senha era 9marmota.

Ela foi criada quando eu deveria ter 13, talvez 14 anos, na casa de um amigo meu em Chapecó.

marmota era um chingamento relativamente comum no meu grupo escoteiro. que as outras pessoas de fora estranhavam quando eu falava. meus amigos, inclusive, comentavam meu estranho adjetivo naquele exato momento.

logo, usei aquilo para a senha. mas eram pedidos para a sua criação, além de letras, um algarismo. daí parti pro meu aniversario (9/9) e utilizei o número que mais rege a minha vida.

capiscou?

deve ser rídiculo, assim como o seu também deve ser.

a solução para descobrir todos os processos? uma comunidade no orkut. senhas no escurinho em que cada pessoa escreveria sua senha, como um usuário anônimo, e diria como a criou.

um dia eu a crio, só preciso um plano de marketing para criar essa nova hype no orkut.

o infinito de pé

duas bolas de sorvete, um casal de namorado na moto com capacete.

visualiza?

abujamra, o andré... o cara

Jul 25, 2006

existem artigos semi-ocultos na wikipedia. dificilmente linkados, são é daqueles que você nunca vai precisar e nem procurar, mas rendem... quer dizer, não rendem nada e também não servem para nada.

mas não é por isso que esses artigos são menos maravilhosos.

meu preferido é esse: list of songs

é, list of songs. é um compêndio de...listas de músicas!!!

Tem coisas mais convencionais como listas de músicas dos Beach Boys, listas de músicas que o Pearl Jam fez cover, passando por coisas como lista de músicas que começam com barulho de telefone, e indo até alguns mais inusitados, como listas de músicas com nomes de espaçonaves, navios ou aviões.

É o tipo de coisa que ajuda a sanar o tal do tédio da pós-modernidade.

Imaginar as pessoas que contribuem e criam essas listas é mais inimaginavel ainda. Ainda falando de listas de fãs insanos, existe um site que trata somente de.... setlists do Radiohead!

O 58 Hours é um site que contém TODOS os setlists do Radiohead até hoje. Com ferramentas que criam gráficos de quantas vezes cada música foi tocada em cada turnê e muito mais.

Onde mais você saberia, a utílissima informação, que a música Electioneering abriu três sets da banda inglesa e fechou somente um set, abrindo o bis somente uma vez, sendo na média a décima primeira música do set e foi tocada 47 vezes na história, mas somente na turnê do álbum dela, o Ok Computer, sendo executada pela última vez em Dallas, Texas, no dia vinte e nove de março de mil novecentos e noventa e oito???

Superman - O Retorno

Ao assistir superman ontem, algo me deixou de cara pela impossibilidade daquilo occorer...

Seria um cara voando? Laser saíndo dos olhos?? Um moleque que arremessa um piano??? Um continente brotando de cristais???? Um vilão com perucas????? Lois Lane não perceber que o sr. kent é o cara da capa???????

Não. a coisa mais inversossímel e impossível de acontecer naquele filme é o marido da Lois Lane ter um avião. Quando um jornalista teria dinheiro para comprar um monomotor???

Jul 24, 2006

o velho oeste catarinense


comece esse post assistindo esse video. apesar de longo, vale a pena. bem menor que um curintia e rivers, bem mais precário, mas tão maloqueiro quanto.

isso aí rolou em santa catarina, aquele estado com um mapa no qual os habitantes vêem uma pistola.

mas lá de onde eu venho, mais pra esquerda no mapa, na ponta de pistola, o negocio é bem pior e ainda mais precário do que em bruxk, o local desse vídeo e da famosa marca de roupa dos peixinhos cruzados.

as poucas incursões chapecoenses na midia nacional são povoadas por queimadas, mas não de roça.

é, isso mesmo. os habitantes vão lá com tochas, estopa e similares e mandam fogo. que nem na a idade média, só que sem aqueles caras engraçados falando latim, que são subsituidos por vários colonos com sotaque italiano.

a última foi em meio a copa do mundo. alguns poucos holofotes saíram da terra da cerveja para uma das várias terras onde ela é consumida só por causa dessa nada simpática estátua do ronaldinho gaúcho, gentilmente apelidada pela colonada local de ronaldinho sacucho.


foi feita por um antigo candidato à vereador, nedson, que na próxiam eleição já será uma candidata, katiely, e que se intitula como artista plástica. diga-se de passagem, nada querida pela população.

mesmo que o pessoal de lá tivesse lido barthes, acreditasse que não rola essa coisa de autoria, não vinculasse ela ao político e consequentemente não ficasse com raiva da estátua por causa de quem a pôs lá, de nada adiantaria: a coisa era feia, a população não gostou. logo, temos a solução chapecoense para isso. tchãnã:


os precedentes históricos??

bem, eles se encontram em meados da década de 50, quando a cidade conseguiu até ser capa da revista cruzeiro.

rolou o seguinte: alguns ladrões colocaram fogo numa igreja para distrair a população e roubar algumas casas.

eles foram presos. dois deles mais dois inocentes. mas a população invadiu a cadeia e soltou-os. soltaram eles??? eles eram bonzinhos???

é.... bem, "soltaram" eles no meio duma praça daquele velho oeste sem ouro e fizeram isso:

acho que tudo isso tem algo a ver com a habilidade da colonada fazer churrasco...

Jul 20, 2006

Hoje saí de casa perto das dez da manhã e tranquei a porta. O problema é que esqueci amigos meus dormindo aqui dentro, sem chave nenhuma.

Recebi uma ligação deles, próximo das duas da tarde, com a notícia do seu cárcere privado. Engraçado, meu amigo falava calmamente.

Depois de cinco horas no cárcere, liberei-os.
Engraçado, eles ainda falavam calmamente comigo, apesar de terem motivos para amaldiçoar minha décima geração. Diantes das minhas mil desculpas, eu recebia mil relaxas.

Toda dúvida de como a calma foi mantida no cativeiro de pinheiros foi por água abaixo quando me mandaram a frase:

Nossa, se tiver Youtube e bolacha eu já passo ser sequestrado sem problemas.

Eu adoro a Pós-Modernidade. E os meus amigos.

Jul 19, 2006

Serviço de Utilidade Pública

show com CHICO BUARQUE

datas:
30 e 31/8 e 1º, 2, 3, 7, 8, 9, 10, 14, 15, 16, 17/9
local: Tom Brasil Nações Unidas (Rua Bragança Paulista, 1281)

descrições e preço, desnecessários.

Jul 16, 2006

Suco de Morango com Maracujá

Hoje tomei um suco de maracujá com morango.

Logo depois de tomá-lo, pensei em compartilhar essa minha sensação com outras pessoas. E para isso, nada melhor do que o meu blog.

Mas é bem mais complicado do que eu pensava. Apesar da falha, aí vai minha primeira tentativa:

É bastante azedo e bastante doce. Parece com, e de fato é, maracujá e morango com bastante açucar e água. Tem as sementinhas também, que ficam no final cheias de açucar e bem gostosas.

Enfim, descrever gostos é bem complicado e minha primeira tentativa é bastante frustrante. Não creio que haja mais palavras além de gostoso, ruim, crocante, azedo, doce e salgado para descrever esses gostos.

Vou tentar aprimorar essa minha habilidade. Alguma ajuda?

Jul 15, 2006

A eterna reclamação das humanas

Quanto mais eu estudo coisas ligadas a comunicação, mais eu tenho a impressão que não to aprendendo nada. Que tudo que faço naquilo é na base do feeling mesmo. Você olha que o negócio, acha que tá meio estranho e fala diminui o espaçamento aí, truta. joga essa coluna mais pro lado. Tudo isso pensando se a coisa tá ridicula ou não, se tá bonito ou não. Tudo embasado no tal do Bom Senso.

Descartes fala no começo do Discurso sobre o Método que inexiste no mundo coisa mais bem distribuída que o bom senso, visto que cada indivíduo acredita ser tão bem provido dele.

Discordo plenamente. Não creio que a pessoa que criou essa capa do Pantera tivesse um mínimo de bom senso, mesmo considerando que essa coisa aí ocorreu nos anos 80, época em que o mundo parecia estar bastante privado do tal do Bom Senso....

Outro claro exemplo da tal falta de Bom Senso são os sites americanos. Web Designers americanos devem ser seres selecionados por não o possuírem. Sites americanos abrem um milhão de pop-ups, são sujos, feios e, sempre, coloridos. Vai dizer que o MySpace não é a coisa mais feia que você já viu???e o site da MTV, não é a coisa mais confusa???

Também desprovida de Bom Senso são as pessoas da maior fabricante de brinquedos do mundo, a Hasbro, que é americana e, portanto, tem um site feio. Uma coisa muito pior que seu Banco Imobiliário do Bob Esponja, reside no seu catálogo.

Uma série de bonecos de Transformers com os personagens de Star Wars.

Como assim? Assim:
Um Darth Vader que se transforma num Tie Fighter.
Se não gostar, também exste a opção do Luke Skywalker virar uma X-Wing.

Assim sendo, eu gostaria que a comunicação tivesse paradigmas mais rígidos. Uma exatidão maior. Ia nos poupar de muita coisa. Sabe, ia ser tão legal se tivesse na página 389 do Manual de Design de Brinquedos que dissesse não faça personagens consagrados virarem robos.

Ou uma nota apêndice do Manual Estílistico para Capas de Heavy Metal, versão revisada que dissesse que letras em degradê colorido e minotauros eunucos sem calça usando um cinto não devem ser usados em conjunto com nuvens cor de rosa.

Ia ser tão mais fácil...

Jul 11, 2006

Shine on You Crazy Diamond

"I don't think I'm easy to talk about. I've got a very irregular head. And I'm not anything that you think I am anyway."

Eu não ia falar de música até ter um blog pra isso, mas é que....

Morreu Syd Barret. Ídolo de qualquer tiozão do rock ou jovem anacrônico, era o cara mais surtado do Pink Floyd e, sem a menor sombra de dúvida, um dos maiores gênios da história da música.

Pensando agora, a morte não faz muita diferença mesmo. O cara tava isolado do mundo a muito tempo. Era tipo um Salinger do rock. Se enfiou numa casa e deu pra ficar sozinho.

Enfim: um filha da puta. Gravou nem meia dúzia de álbuns, mostrou ao mundo que era foda e largou mão dele. Só pra deus e o mundo tentarem fazer o cara voltar.

Curto e grosso:

Se você nunca ouviu, tome vergonha na cara e escute o Piper At The Gate Down do Pink Floyd. É uma das melhores coisas que você pode fazer na sua vida.

Depois que o cara sai da banda, o Floyd ainda grava, em homenagem ao dito lunático, o Wish You Were Here.

Você consegue imaginar que tipo de pessoal merecia uma homenagem desse nível? Esse aí embaixo merecia.

*Escute o cover do At The Drive-in pra Take Up Thy Stethoscope And Walk, de Barret. Memorável. Depois disso Cedric e Omar largam a banda. Formaram o "tal do" The Mars Volta para buscar uma sonoridade, segundo eles mesmos, como a do Piper At The Gate Down.

*O Barret não tava fazendo nada. Logo, não incomodava ninguém e a sua morte não fazia a menor diferença. Mas porque não levaram o Roger Waters? Daí pelo menos ele parava de fazer merda.

*A Rolling Stone Magazine colocou no site deles uma entrevista supimpa com o dito cujo de 1971. Fico Jóia.

Jul 10, 2006

Já era.


Assim que o cara da camiseta feia aí da foto explicar ao mundo porque embolou um dos campeões do mundo, acabou. Já era. É finito.

Acabou uma das melhores épocas do mundo. A copa era desculpa, real, para tudo. Trabalhos atrasavam, aulas esvaziavam, ninguém se importava.

Época em que você podia falar sobre só um assunto e ninguém te enchia o saco, ninguém se entediava. Agora vamos voltar ao mundo com política, esportes, cotidiano, dinheiro e ilustrada. Um mundo muito mais trabalhoso.

Falar só de futebol era bem mais fácil. Saco.

Jul 8, 2006

¡Que servidor tan malo! Se quedó sin premio.

Bad Bad Server. No Donut for You. em espanhol.

VLADIVOSTOK

Para mim, férias sempre estiveram atreladas a jogos. Sejam eles de tabuleiro, de cartas, de fio e controle ou de se mexer.

Neles sempre surgiram lugares, pessoas ou coisas que eu nunca acreditei existirem. Mas hoje, graças ao Google, claro, eles podem ser achados. Com isso, começo uma busca incessante por lugares que povoaram o meu imaginário e toda a minha vida.

Começando pelo mais emblemático "país" do War:

VLADIVOSTOK


Ponto estratégico, fazia frotenteira com diversos países, sempre sendo um dos territórios mais disputados do jogo. Era a única ligação entre a Ásia à América do Norte. Era o único país da Ásia que você realmente queria ter. Era onde você poderia descobrir a utilidade dos bolachões, as peças que equivaliam a dez exércitos. Era onde você colocava toda sua troca de oitenta exércitos e todos os sete exércitos que você ganhava numa rodada inteira com a Ásia. Era onde você mais discutia a maldita regra dos dados amarelos e vermelhos. Mas agora, vamos as verdades sobre a terra que unia o mundo:

- Vladivostok não é um país. É um mero centro adiministrativo de Primorsky Krai. E fica naquela pontinha de baixo do território no mapa.

- Vladivostok não se chama Vladivostok, se chama

Jul 6, 2006

Post curto, e reclamão.

Amanhã começam as campanhas eleitorais. Por sorte, vou embora de São Paulo hoje.

E sério: tenho muito medo de como ela vai estar quando eu voltar. Nunca vi essa cidade no meio de campanha.

Jul 5, 2006

Falando com uma amiga minha agora pouco no msn, lembrei-me de um diálogo que eu tive há mais de três com minha mãe, perita da polícia federal.

"Mãe, eu não posso saltar de paraquedas porque você diz que é perigoso. Mas por que você pode desarmar bombas, que é muito mais perigoso?"

"O DIA QUE SALTAR DE PARAQUEDAS TROUXER COMIDA PARA ESSA CASA VOCÊ VAI PODER FAZER ISSO!!!"

Ah, a sabedoria das mães.

Mas claro, nada que barba na cara, demonstrações de responsabilidade, três anos de vida a mais e duas fuvests não resolvam.

O sonho vai virar realidade, em breve.

O mundo é lindo. E lá de cima deve ser mais ainda!

Jul 4, 2006

PORCOZIOMADONA!!!


Existe algo melhor que um gol nos últimos cinco minutos da prorrogação duma semifinal da copa contra uma Alemanha que jogava em casa favoritíssima????

Existe. Mais um gol desses.

Pois é. Quem fez isso hoje foi Del Piero. Atacante eterno da juvi, o cara fez o gol mais humilhante dessa copa. Fazer os alemães chorarem iguais bonecas foi uma proeza grande do meu quase xará.

Mas não é só por esse gol que eu agradeço o cara, com certeza ele salvou muito minha vida.

Como? Pois bem, ele é o único "piero" famoso do mundo. Desse jeito o estranhamento com meu nome diminui bastante, afinal, não creio que meu nome em si seja estranho. Prefiro acreditar que ele é somente incomum. Se houvessem tantos Pieros quanto existem Brunos, com certeza não seria problema escrevê-lo.

Mas mesmo assim, muita gente não curte futebol europeu e gosta bastante de complicar as coisas. Por mais que pareça bem simples, poucos são os que acertam meu nome de primeira. Aí vão algumas variações dele e suas explicações:

Pedro

"Nossa, Piero! É pedro em italiano, não é? Olha, acho que significa pedra! É igual Peter em inglês, e Pierre em francês, não? Como será em russo? hihihi"

Pois é, ai está a eterna e irritante tentativa de traduzir meu nome. Believe me: isso me irrita como poucas coisas me irritam. Ninguém sabe o que é um Substantivo PRÓPRIO? Ninguém sabe que nomes não estão nos dicionários? As vezes até sabem. Mas os jornalistas não sabem, claro. To esperando pro dia que eu for famoso. Aposto que um puta ditador não curtiria ser chamado de Staline, e eu, seja lá o que for no futuro, não quero ser um Pedro nem fudendo.

Pietro

"Seu nome? Ah sim, Pietro!? Sim, sim, eu entendi. Isso que eu estou falando, Pietro. Sim! Isso que eu estou dizendo, PI - E - TRO!"

Talvez o mais complicado de explicar. As pessoas acham que ouviram perfeitamente o meu nome, mas não. Insistem sempre no Pietro. Repito meu nome. Elas continuam achando que ouvem Pietro. Acho que elas não devem se conformar com alguém chamado Piero Devem achar que Pietro já é estranho o suficiente. Afinal, Pietro já é a versão italiana de Pedro, não é?

Pierro, Pierrô, Piêro, Pierô

"Nossa, que nome diferente. Com dois erres ou acento?"

Outro modelo de pessoa inconformada com o meu nome não ser comum. Querem enfeitá-lo, tuná-lo. Não se conformam que um nome tão estranho não tenha acentos para complicá-lo. Não sei exatamente o porquê, mas essas variações sempre foram recorrentes em convites. Tá pra ter o dia que eu vou receber um convite bonito e com meu nome certo, mas acho que o Orkut soluciona isso ainda.

Diego

"Boa tarde! Com quem eu falo? Ah sim. Olá, senhor Diego!"

Muito comum em telemarkenting ou em qualquer outra coisa por telefone, acho que a voz fica mais mecânica e só sobra a entonação. Essa é a maldita cacofonia. Como eu a odeio. Essa mesma cacôfonia também me faz virar na rua quando gritam dinheiro, o que é bem comum.

Pinheiro,
Pierogi

"A HA HA, PINHEIRO. PINHEIRINHO DE NATAL! A HÁ HÁ!"

Não há ser mais maldoso e sem senso de originalidade no mundo que criança. Quando pequeno, todas elas insistiam nessa piada. Nunca algo estúpido foi tão repetido pra mim na minha vida. O bizarro foi que na semana pessada, ao entrar num show do SP underground, anotaram Pinheiro na ficha.

Ah, Pierogi é a versão curitibana da coisa. Mas aí o problema é que a galera já tinha uns 10 anos ou mais.

Lucas Piero

"Mas porque te chamam assim? Assim, assim. Assim...de Piero. É sobrenome? Apelido???"

Minha preferida. Decorre do fato de algumas poucas pessoas acharem que Piero é sobrenome, segundo nome ou apelido É a preferida porque descobri que posso me usufruir disso de forma bem divertida. No caso, digo que Piero é sobrenome e começo a me chamar Lucas. Garanto-lhes, é bem divertido.
o 4 do meu tecl4do n4o funcion4 direito.

merd4!

Jul 3, 2006

La culinaire française

Numa coincidência maravilhosa, tudo o que me resta ainda para fazer, antes de ir para o maravilhoso mundo do ócio sem remorso, é uma prova de francês nessa semana.

O incrivel é que durante um desses meus estudos de francês achei uma possibilidade maior do que a que estamos acostumados para os dicionários.

Entre as palavras belle-fille e belle-mére, nora e sogra, havia o verbete Belle-Hélène.

Curioso, olhei o dito cujo com mais atenção. O verbete mostrava o seguinte:


Belle-Hélène
[bDlDlen] adj. > poire.


Mais curioso ainda, fui até o verbete poire e encontrei o seguinte:


poire
[pwar] nf pêra f ; poire Belle-Hélène pêra em conserva coberta com chocolate quente e servida com sorvete de baunilha

Ainda mais curioso, dias depois fiz, com mais gente, a receita encontrada no que era antes um mero livro lexical.

E garanto-lhes: é delicioso.

No momento, busco mais receitas no meu Larousse.

*Pra fazer a calda, raspe chocolate meio amargo e misture em banho maria com creme de leite. Claro que isso foi ensinado por uma mãe, estudantes universitários não costumam ter toda essa capacidade.

*Ainda falando de francês e franceses, a copa realmente acabou. Depois de quase um mês falando do quase-exa brasileiro, a manchete de hoje da UOL foi: Acidente em metrô mata 34 e fere 21 na espanha.

*Ah, e lembra da greve dos funcionários da USP???Pois é, acabou!!!Coincidência não???

C'est la vie!


Jul 2, 2006

é de entender?

"Chris Martin, vocalista do Coldplay, perdeu uma boa quantidade de dinheiro por causa da Austrália.

O músico apostou 10 mil libras que a seleção australiana de futebol chegaria às semifinais da Copa da Alemanha."

eu juro que eu não acho uma explicação pra isso. i
sso é pior do que a minha aposta de que o Chinese Democracy saí até o fim do ano!

aquele inglês de cara genérica apostar essa quantidade, mesmo tendo muito di
nheiro, num timeco da Oceania, não dá...não dá pra conceber! se fosse aquela aposta zuada, aquele bolão de dois pila da atlética da sua faculdade, mas não...são 10mil libras!

pior que fazer isso, só fazer isso e contar pros outros
que fez isso. só assim pro coldplay ser tão depressivo.

a burrice do rapaz só deve ser comparada a uma coisa no mundo, a feiura de Tevez nessa foto do jogo de anteontem: