Jul 15, 2006

A eterna reclamação das humanas

Quanto mais eu estudo coisas ligadas a comunicação, mais eu tenho a impressão que não to aprendendo nada. Que tudo que faço naquilo é na base do feeling mesmo. Você olha que o negócio, acha que tá meio estranho e fala diminui o espaçamento aí, truta. joga essa coluna mais pro lado. Tudo isso pensando se a coisa tá ridicula ou não, se tá bonito ou não. Tudo embasado no tal do Bom Senso.

Descartes fala no começo do Discurso sobre o Método que inexiste no mundo coisa mais bem distribuída que o bom senso, visto que cada indivíduo acredita ser tão bem provido dele.

Discordo plenamente. Não creio que a pessoa que criou essa capa do Pantera tivesse um mínimo de bom senso, mesmo considerando que essa coisa aí ocorreu nos anos 80, época em que o mundo parecia estar bastante privado do tal do Bom Senso....

Outro claro exemplo da tal falta de Bom Senso são os sites americanos. Web Designers americanos devem ser seres selecionados por não o possuírem. Sites americanos abrem um milhão de pop-ups, são sujos, feios e, sempre, coloridos. Vai dizer que o MySpace não é a coisa mais feia que você já viu???e o site da MTV, não é a coisa mais confusa???

Também desprovida de Bom Senso são as pessoas da maior fabricante de brinquedos do mundo, a Hasbro, que é americana e, portanto, tem um site feio. Uma coisa muito pior que seu Banco Imobiliário do Bob Esponja, reside no seu catálogo.

Uma série de bonecos de Transformers com os personagens de Star Wars.

Como assim? Assim:
Um Darth Vader que se transforma num Tie Fighter.
Se não gostar, também exste a opção do Luke Skywalker virar uma X-Wing.

Assim sendo, eu gostaria que a comunicação tivesse paradigmas mais rígidos. Uma exatidão maior. Ia nos poupar de muita coisa. Sabe, ia ser tão legal se tivesse na página 389 do Manual de Design de Brinquedos que dissesse não faça personagens consagrados virarem robos.

Ou uma nota apêndice do Manual Estílistico para Capas de Heavy Metal, versão revisada que dissesse que letras em degradê colorido e minotauros eunucos sem calça usando um cinto não devem ser usados em conjunto com nuvens cor de rosa.

Ia ser tão mais fácil...

1 comment:

Helô said...

Acho q o q Descartes quis dizer é q aparentemente bom senso é a coisa mais bem distribuida pq td mundo ACHA q tem... Afinal, td mundo realmente ACHA q tem... E como vc acabou d provar... É mera ilusao...

Qto ao cd do Pantera, pelo menos as capas q vieram depois eram melhores, ne? Mas capa d cd, camiseta e clipe d metal é sempre desprovido d bom senso, HAuhAUh

Design americano entao, nem se fala!!! É só olhar os livros e revistas deles!!! Mas é pq la nao importa se o treco é bonito ou esta bem apresentado, eles compram msm assim!!!!

Bjs Pipo!