Jun 30, 2006

Antropofagia Culinária

Ah, Brasil!!! O lugar onde que tu que planta dá. Uma terra com quase tudo em abundância, um lugar onde se pode lavar a louça com a torneira aberta sem nenhum remorso......ah, Brasil!!!

Lembro quando levei um holandês que eu havia conhecido em Montevideo para uma churrascaria em Curitiba. Ele não conseguia conceber que ele podia comer o quanto quisesse. Tivemos que explicar pra ele várias e várias vezes, mas ele não conseguia acreditar naquilo que ouvia. Achava que era pra escolher uma carne, depois já achava que era pra pegar só um pedaço de cada. Não passava pela cabeça dele que podia existir um lugar que servia mais de 10 tipos de carne à vontade...ah.....o Brasil!!!

Mas inigualável nesse país são os nossos Sushi Bares....ninguém jamais imaginaria comer salmão cru até explodir em outros lugares. Mas mais que isso, nesses recintos pode se encontrar o nosso melhor exemplo de antropofagia cultural: os sushis empanados!!!

Toda aquela reapropriação da cultura estrangeira com um toque nacional encontra seu ápice nesse prato. Muito melhor que qualquer quadro ou livro dum Andrade, é essa maravilha de arroz! Aquilo que o modernismo brasileiro e o Caetano tanto procuraram encontra sua melhor versão num prato que faria qualquer velho japônes se remoer no túmulo!

Um sushi recheado de Cream Cheese, frito depois de ser revesitido com farinha.

Sublime!!!

*Mesmo sendo esse o primeiro momento ufanista da minha vida, desisto de toda minha ode à terra tupiniquim se no japão houverem open tables de sashimi ou os malfadados sushis recheados.

*Apesar de todo esse amor declarado nesse post, continuo MUITO triste pela derrota da Argentina no jogo de hoje. É sério.

E agora eu torço é pro Felipão.

3 comments:

Anonymous said...

Filho querido!!
Pelo jeito tua febre não passou:
torcendo pela Argentina?????
SP tá te fazendo mal; ainda bem que vens passar uns dias com a gente para voltar ao normal, hehehehe
Beijinhos

Tomiate said...

Tava torcendo pra Argentina, também. Apostei minha vida num bolão e minha suposta final era Brasil x Argentina. Me fodi.

Anonymous said...

Se fudiòó....
OOOOOOOoooooo Puuutoooo!!
No chores por mi Argentina!!

Perdemos mas Nuestros hermanos tambien!
:p

i pois agora sou purrtugueis di coraçãu

bs bro