Sep 29, 2006

supersimples

assistir uma peça do maior dramaturgo do mundo de graça, ver a orquestra imperial por doze e cinquenta ou fazer um curso de fotografia por 18 reais por mês.

se você mora em são paulo sabe que tem coisas que só o sesc é capaz.

exemplo único como difusor cultural, o sesc sobrevive daqueles impostos que os microempresários acham abusivos, horríveis e gigantescos. muito simplificadamente, é isso.

talvez os impostos realmente o sejam. no rolê da adiministração sei que tem muita gente que aprende que não da pra ter microempresa sem sonegar. não entro nesse mérito, mas de qualquer forma está em votação um projeto para baixar os impostos para as micro e pequenas empresas, que já passou pelos deputados e agora vai pro senado. o foda é que nisso diminui muito a grana do sesc.

a solução? tão tentando entrar com uma emenda nesse rolo todo. o tal do projeto, chamado supersimples, continua ali. mas a parte dos impostos que ajudam o sesc continua lá. sem alterações.

para fazer pressão, o sesc tá fazendo um abaixo assinado, que tá rolando na internet e em todas as suas unidades. é uma ferramente de pressão política somente, sem valor legal nenhum, claro. mas é algo que eu creio que ajude. clica aqui. leva uns...30 segundos.

Sep 27, 2006

TOP 6 Logos do Google

Se você vive nesse mundo, você sabe que o google faz logos especiais em datas festivas. Se você me conhece, você sabe o pau que eu pago pro google.

Assim sendo, aí vai meu TOP 6 Logos do Google e aqui vaí a fonte disso.

PigeonRank

O google e suas piadas ruins.

5º Van Gogh


Van Gogh.

4º St. Patrick`s Day 2006

Talvez seja minha pira pelos St. Patick`s que botou isso aí. Mas eles conseguiram fazer o desse ano sem leprechauns, bem melhor e mais sutil.

3º Escher


A melhor das artísticas. A idéia de transformar os dois Os dessa forma foi genial.

2º Braille

Esse símbolo me leva a duas conclusões: que o google tem uma identidade visual boníssima e que eu preciso escrever meu nome em braille!!!

1º Google antes de ser Google


Designer são seres chatos quando o assunto é... design! Eles acreditam numa supremacia da prática deles em relação à todas as outras do mundo, dizendo que sem ela, nada funciona.
Pois bem. Esse é o logo do Google, logo depois que os engenheiros saíram de Stanford. Nessas hroas eu até acredito na supremacia do Design.

reality show vegetariano

pela primeira vez na vida tive uma idéia de programa para vender para um tv: um reality show com vegetarianos.

o clique me deu com uma amiga minha, vegetariana, com fome num lugar em que só haviam esfihas de carne dum certo fast-food árabe-tupiniquim.

não consegui desenvolver essa idéia direito ainda, mas queria ver até que ponto alguém rejeita um pedaço de picanha.

sei que o mais true vegan deve ganhar. é o paradigma fundamental do meu programa.

um modo simples seria colocar todos numa casa em que só há comida com carne. quem resiste mais, ganha. mas isso possibilitaria alguém morrer sem comer, portanto, a formação de martires. não gosto deles. hipótese discartada.

mas aí gostei da idéia dum amigo meu, que não tem limite em sua imaginação grotesca: vegetarianos ninfomaniacos com mulheres usando biquinis feitos de carne na sua frente. quem comer o biquini primeiro, perde. ganha o que sobrar.
falando com um amigo meu que passou o dia em uma crise ouvindo coisas da sua adolescência, lembrei de algo: o cd novo do iron maiden vazou na internet quase um mês atrás e eu ainda não ouvi ele.

eu não tento achar uma explicação para isso. só estou usando o blog para desabafar, como um piero de 14 anos faria. se bem que o piero de 14 anos já teria ouvido esse cd...

Sep 22, 2006

TOP 4 Bandas nos Simpsons

Fazia tempo que eu não fazia um top, então aí vaí meu TOP 4 DE APARIÇÃO DE BANDAS NOS SIMPSONS.

4º The Smashing Pumpkins
Para a rara quantidade de pessoas que acha que o Lollapalooza deve ter sido melhor que Woodstock, o homerpalooza é um grande achado.




3º The Who
Townshead derrubando o muro com a sua giradinha de mão. Foda.



2º The White Stripes

Saíu recentemente nos eua, e claro que o youtube já nos deu de presente. Dá uma olhada.



1º Ramones
A frase do Burns no final mata qualquer outra apresentação.

Sep 21, 2006

descoberta inútil na wikipedia, nº1

era óbvio que eles existiam, mas eu ainda não havia pensado neles.

são os artigos de dias na wikipedia, que me fizeram descobrir hoje (gracias rubens).

neles há coisas importantes que aconteceram no dia, gente que nasceu, gente que morreu e seus feriados. só coisa legal, tipo descobrir que a papua nova-guiné ficou independente da Austrália em 16 de setembro de 1975!

tem até um calendário do lado, bem simpático, em que você navega pelos dias.

olha o hoje aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/September_21 , que é até dia da paz.

e mais uma vez a wikipedia mostra seu potencial em sanar inutilmente o tédio da pós-modernidade.

minha teoria conspiratória favorita

paul ter morrido? elvis ainda viver?? que astronautas ergueram as pirâmides??? ou que bush sabia dos ataques de onze de setembro????

não, minha teoria conspiratória favorita é outra, eu não acredito que o homem foi para a lua.

achava que talvez podia ser coisa da minha cabeça, mas daí vem uma notícia dessas, umas duas semanas atrás:

A Nasa informou nesta terça-feira que não sabe onde estão as fitas originais da primeira missão na Lua, nas quais está gravada a célebre frase do astronauta Neil Armstrong ("É um pequeno passo para o homem e um grande passo para a humanidade").

Porra, PERDER A FITA??? Isso é endossar qualquer teoria conspiratória relacionada a isso. Ninguém, nem mesmo eu que careço das palavras memória e organização dentre a minha lista de habilidades, seria capaz de perder uma fita dessa. Repito: ninguém perde uma fita dessas, no máximo um estagiário rouba, mas a essa altura ele já teria se vangloriado desse feito em algum lugar.

Isso só se soma a outras evidências da ida a lua não ter ocorrido, desconsiderando a da bandeira que chacoalha, pois não quero as explicações físicas.

Uma delas é que a lua realmente parece o atacama. Além disso, aquilo realmente parecia um filme do kubrick, só que mais sem graça e sem o peter sellers.

E por fim, a lua é longe pa caralho. Eu mal e mal consigo jogar um amendoim na minha boca, duvido que alguém conseguisse acertar um foguete na lua atirando dessa distância.

Sep 20, 2006

post inevitável sobre música



pra quem não manja do esquema-pá "roquenroll de primeira da década de noventa" vai uma legenda: esse cara pagando um pau pro mars volta no começo do vídeo se chama zack de la rocha. era o frontman do rage against the machine, a banda mais empolgante que o mundo já viu e ouviu. ele está de molho desde 2000, fazendo uma aparição aqui ou ali, desde que saiu do ratm.

na segunda parte do vídeo, preste atenção no batera. ele se chama john theodore. ele saiu do mars volta e hoje está sem banda.

e daí?

bem, o último boato-que-eu-quero-muito-que-seja-verdade rolando na internet é que os dois, brothers de longa data, vão se juntar e formar uma nova banda. não tem como dar errado.

como todos os boatos-que-eu-queria-que-acontecessem-mas-não-podiam-ser-verdade do mundo da música vêm se tornarando verdadeiros ultimamente (max tocando com o igor, volta do smashing pumpkins), espero que este também seja, com todas minhas forças.

Sep 19, 2006

no primeiro tomo de o tempo e o vento, escrito pelo primeiro dos Veríssimos, rola um cerco num sobrado. um cítio padrão: ninguém entra, ninguém saí. nada entra, nada saí. dessa forma se vai muito tempo, que não lembro quanto era ao certo.

em certo momento o patriarca da família entra em desespero, pois acabou o tabaco, a comida e o mate.

achei exagerado o desespero do protagonista por causa do fim da Ilex paraguariensis na sua residência. achei que isso havia sido descrito somente por érico ser um gaucho-ufanista-tradicionalista-bairrista, se bem que só a palavra gaúcho já seria o suficiente para exprimir todas essas características.

mas quando domingo de manhã foi feita uma cuia de chimarrão com o resto do último pacote de erva-mate sulista da minha casa, senti desespero semelhante.

depois de tomar todos os dias o doce desse amargo [que] me faz bem, na minha frente vi o último purungo cheio. mas ao longe vi um longo mês longe do sul sem a dita erva-mate.

claro que essa dramatização acabou quando me dei conta que vivo num mundo globalizado. algumas horas depois me compraram mais erva na boca do truta diniz, vulgo Pão de Açucar, e agora tenho mais ela por uma semana.

Sep 17, 2006

Foi meia-boca a festa, pá!

Dentro do Tom Brasil tudo ia ser caro. Como em todo show, era melhor comprar a água e o cachorro quente ali na frente da casa, na rua. Perae... mas onde estavam os ditos vendedores??? Não havia nenhum deles. Só tinha uma fileira de seguranças que impedia qualquer coisa desse tipo. Seguranças estes que nem faziam aquela revista/bulinação padrão de entrada de show.

Afinal, o público ali não era aquele perigoso como o que frequenta shows de rock e pode carregar um armamento pesado em baixo das suas camisetas pretas. Ali estava gente supimpa, que nem ia reclamar se não tivesse ônibus depois do show.

Gente supimpa que não tem senso estético nenhum. Gente balzakiana que lotava a barraquinha na entrada do show, comprando as camisetas mais feias que eu vi na minha vida. Me desculpem, mas sou mais as com o Eddie.

Lá dentro do show havia garçons, seguranças e uma mina que pediu para eu sentar, do contrário ela não conseguiria ver o show direito. Tadinha.

Chico Buarque entra no palco. Não imaginava que no mundo as pessoas berrassem tão alto. Nada mais justo, pois para mim aquele é uma das maiores mentes que o brasil já teve e uma das pernas mais desengonçadas, afinal ver ele andando é uma atração a parte.

Ali eu não segurava meu sorriso. Era um dos meus maiores ídolos na minha frente. Quando ele soltou a sua primeira frase, voltei a cantar, os zóio encheu de lágrima.

Chorei? Sem chance. O setlist não me deixou. Músicas desconhecidas de albuns anteriores intercaladas com músicas meia-bocas do último album. A culpa talvez esteja em mim, por não conhecer todos os b-sides dos seus 150 cds e ser sedento por hits, afinal na minha casa só tinha coletâneas.

No bis, a coisa fica como eu achei que ia ser o show inteiro. As mulheres com menos de 40 anos surgiram num piscar de olhos e ficaram lá na frente, finalmente de pé. Até que no segundo bis, enquanto ele tocava João e Maria, uma mulher invade o palco e é segurada por um cara engravatado quando estava a trinta centímetros do nada jovem buarque. Seu Chico manda o segurança soltar a dita cuja e dá um abraço na alegre moça. Aí já era. Outras quatro anarquizaram geral e inavadem o palco enquanto chico foge dele.

Desligam a luz na hora, uma cortina baixa e o show acaba.

Fudeu. Fim de papo.

Chico não se movimenta e nem se refere a platéia no show inteiro. No momento em que ele resolve mecher uma mão, as minas enlouquecem e desmaiam. Ele entra com o jogo ganho no palco de uma forma escrota. Para meu próprio consolo, prefiro acreditar que é esse o motivo que ele não toca suas maiores músicas. Se ele virasse pra frente e falasse hoje você é quem manda, falo tá falado já teríamos uns cinco infartos.

Enfim, vi o chico. Não foi ruim, foi bom. Mas foi decepcionante.

Novamente, uma coisa a menos para eu fazer na vida, mas nem fiquei tão contente. Minhas reclamações na volta do show deixavam as pessoas ao redor com uma cara estranha, afinal, é tabu de objeto falar mal do chico. Até pegar o ônibus, que ainda havia e estava vazio.

Sep 15, 2006

The Song Doesn´t Remain the Same

as vezes meu gosto musical pode soar meio estranho. mas no topo da lista está o maior dos lugares comuns:

a melhor música da história para mim se chama Stairway to Heaven

tudo naquela música beira a perfeição. beira porque a letra não tem o menor sentido.

tirando a letra...bem, todos os timbres da bateria do maior dos johns são perfeitos, o solo mais lindo da história, a forma com que ela progride....

devido a tudo isso e muito mais, fazer cover dessa música é algo que muita gente tentou. afinal, você sabe que em toda rodinha em que haja seis cordas alguém vai tocar a introdução dela. coisa lazarenta, nunca vi uma versão que fosse boa. nem nas rodinhas, nem de banda de verdade.

mais foda que fazer um cover que preste dessa música é achar todos esses covers.

pois uma rádio britânica fez isso no seu blog. dá uma olhada nesse link:

http://blog.wfmu.org/freeform/2006/05/stairways_to_he.html

até agora são 101 deles. tudo em streaming pra ser ouvido alegremente.

juro que procuro uma versão boa dela lá, se achar, te aviso.
se tu achar, me avise.

Sep 11, 2006

Ubiratan foi morto em seu apartamento, nos Jardins (região nobre na zona oeste da cidade), com um único tiro, que o atingiu debaixo do mamilo direito e saiu pelas costas.

Limpeza política exímia, invejável. A justiça não funciona, mas o karma é algo que deve existir sempre mesmo. É uma pena que ele só pode ser morto uma vez... cento e onze vezes seria melhor.

Desculpe se não fui politicamente correto o suficiente com isso, mas não dá pra ficar sem sorrir.

Sep 4, 2006

Preenchendo coisas pro programa de estágio na Abril me deparo com isso:

Objetivos de carreira: (máximo: 240 caracteres)
Descreva seus objetivos de carreira a curto e longo prazos e como pretende alcançá-los.


Isso é o tipo de coisa que não se pergunta. Muita maldade.

Sep 3, 2006

Metalinguístico. Incrivel!!!

Sep 2, 2006

Slayer!!!

Gritos em falsete, cabelos sujos, camisetas com pentagramas invertidos e cabeludos tomando vinho vagabundo esparramados em toda a calçada na Vila Olímpia. Nada de franjinhas, camisetas listradas e pessoas descoladas. Quase nenhum estudante de comunicação.

Pronto. Depois de um dia chuvoso no qual eu parei mais de duas horas e meia no trânsito, a chegada típica a um show de metal lavava minha alma.

Era noite de show do Slayer.

Tá certo, talvez não fosse tão igual aos outros show de metal. Algumas coisas eram bizarras, parecia que havia umas seis acadêmias de Vale-Tudo no lugar. Pessoas de cabelo raspado e tatuadas em todo o corpo que mediam três por três.

Ao entrar no Via Funchal, notei que lá dentro havia pessoas maiores ainda. E muitas delas. Olhando pro palco deu pra ver oito marshalls de cada lado e a "pequena" bateria de Dave Lombardo mais ao fundo, percebia-se que o tranco do show não ia ser leve.

Um cara ao meu lado, poeta bem fraco, berrava "isso vai ser sonho ou pesadelo, porra???" enquanto os outros mandavam o povo do camarote tomar no cu, depois do anúncio que a banda não quis que houvessem imagens no telão.

Nisso um jesus amputado é arriado no palco enquanto tom araya começava a girar seu cabelo loucamente. Junto com cabelo, a galera começava a girar... bastante.

Só notei os dois guitarristas no palco muito tempo depois. Eles ficavam no canto, sem luz, balançando a cabeça. Mas o que interessava era o meio do palco, claro. Todas as luzes estoravam ali em araya e lombardo, que realmente é um dos maiores bateristas que o mundo já viu. Bateria essa que tava FUDIDAMENTE alta. E nisso todo mundo girava...

A música??? Bem...com o povo daquele tamanho na rodinha você não vai parar pra cantar muito. Nem eles. Araya berrava e volta e meia se acompanhava. Você olha pra frente berra GOD HATE US AAAAAAAAAAAALL e gira. Agora, cantar...acho que não.

Raining Blood, a antepenúltima, e Angel of Death, a última, só serviram pra mostrar que ninguém canta nem as mais famosas. O povo só gira mais. Era um show do Slayer. Curtíssimo e maravilhoso, uma coisa a menos para eu fazer na minha vida.