Aug 6, 2006

imagine o seguinte: você está na frente de uma vendinha de souvenirs, a qual você deve conceber no formato que bem entender.

nela se encontram vários produtos típicos do lugar em que a vendinha se encontra. produtos que devem ser concebidos na sua imaginação de acordo com a vendinha que você já concebeu.

esses produtos devem ter bandeirinhas estampadas, cores típicas e todos devem ter seu correspondente em chaveirinhos.

pois é. geralmente essas casinhas funcionam em lugares turísticos, como no bairro de la boca, em buenos aires. a impressão que eu tinha no bairro da bombonera era que as casas eram feitas somente para que você pudesse comprar, dentro dessa casa, um chaveiro com uma miniatura da própria casa.

porém, indo contra tudo que enunciei até agora sobre a venda de souvenirs, existem as peculiaridades dessa prática no rio grande do sul.

ao contrário do que eu acredito acontecer todos os outros lugares do mundo, no rio grande do sul os souvenirs não são vendidos a turistas, são vendidos para os próprios moradores!!!

entenda dessa forma: um nova-yorkino nunca terá uma caneca escrito "eu [coraçãozinho] nova yorke", mas a chance de um gaúcho ter um mapa tricolor do rio grande do sul estampado na sua cuia é enorme.

peculiarmente, as lojas de souvenirs gaúchas sequer se situam em lugares turísticos, se é que isso existe lá. se situam em lugares como... a praça da matriz! para quem não a conhece, ela é uma versão portoalegrense da praça da sé. só que ao invéz de pessoas com placas escritos "compro ouro", na praça da matriz são achados bigodudos vendedores de espetos e bombachas.

Mas eu, na condição hereditária de quase-gaúcho, não reclamo disso. afinal, neste fim de semana meu pai me trouxe tudo que eu precisava para fazer um chimarrão. no meio daquela idumentária toda, tenho um aquecedor fodido pra água e três pacotes de erva de marca diferente, todos com uma bandeira do rio grande do sul estampada, claro.

3 comments:

Helô said...

Eu acho mto triste só poder comprar coisas com cara d turisticas... Pq elas geralmente sao meio feitas e mal feitas, sei la, turista se contenta com qq coisa... Eu tenho uma camiseta q diz "São Paulo, todo mundo cabe aqui" mas acho q nao vale, pq a minha amiga q fez xD

Tomiate said...

Ah, na verdade, nem é bem assim. Até onde eu sei, é só paulista(no) que não tem souvenirs do lugar onde mora.

Já cansei de ver curitibano com chaveirinho em forma de araucária e carioca com camiseta do Cristo Redentor.

E eu, pra ser a exceção, tenho uma camiseta "SP 450". Mas tá zuada e eu só uso pra dormir e/ou quando tô meio doente.

LBL said...

Mate doce é bem melhor...
E fácil..
É leite com muito açucar...mas a erva mate fica ali...cuidado para não misturar a erva!
:P

bjs mano!!