Mar 7, 2007

escolha patológica

Você pegaria a Angelina Jolie ou a Scarlett Johansson? Prefere um show do Rage ou do Led? Base Jump ou Asa Delta? Morrer de Aids ou de Câncer? Dinheiro ou felicidade? Esse tipo de pergunta babaca e hipotética sempre me irritou profundamente. O problema é que me deparei com uma pergunta desse tipo, e que não era hipotética: Hipertireoidismo ou Cáries?

Explico-lhes: desde pequeno o flúor foi sempre meu brother. Esse halogênio me acompanhou desde o momento em que minha dentista virou pra mim e disse que esse esmalte aí nos molares vai te dar problema o resto da vida. você tem que usar flúor todo dia se você não quiser ter cáries!!!

Qualquer criança com pudor já sabe que cárie resulta em brocas e que brocas não são da hora. Foi por isso que usei o flúor regularmente durante toda, ou quase toda, minha vida.

Agora, pula uns 10 anos pra frente nessa história de pessoa esquecida, desorganizada e sem concentração.

O mesmo médico daquela história do Yakult manda: seu esquecimento, desorganização, unhas quebradiças e inquietamento são causado pela sua tireóide desregulada. você vai ter que tomar um synthroid 25mg e parar de usar flúor. vo te receitar uma pasta sem flúor e....

Para tudo!!! Era o flúor. Meu velho companheiro desde a infância, protetor meu de longa data, como ele poderia me fazer mal pra mim depois de tantos anos de convivência mútua e pacífica?

Foi aí que eu lembrei duns caras das antigas, os gregos. Eles tinham a palavra farmaco, que abrangia aquilo que faz bem e mal ao mesmo tempo. O flúor é, foi e sempre será, um farmaco. Durante toda minha vida ele foi uma faca de dois gumes, me inquietando enquanto protegia meus lindos pré-molares.

O que escolher afinal? A dor no dente ou o inquietamento constante?

Como os gregos estão (quase) sempre certos, apelo a eles de novo: dessa vez ao meio-termo aristotélico, a óbvia teoria que diz pra você ponderar bem as coisas e não ser radical em nenhum lado, ou seja, ficar em cima do muro.

Dito isso, continuarei escovando meus dentes com flúor e não fazendo bochecho com ele. Claro, tudo calculado para poder contar mais duas coisas na minha lista de pestes e continuar reclamando delas pras pessoas a minha volta!

7 comments:

Tomiate said...

"esquecimento", "desorganização" e "inquietamento" não são efeitos colaterais da sua (nossa) escolha profissional, não?

LBL said...

Tadinho do meu mano.
Eu sempre disse que esse negócio de comer frutas não faz bem pras pessoas, no final de tudo vão descobrir que é justamente isso que avacalha com as saude das pessoas.
Mas tu sabe que eu to sempre aqui pro que precisar. Mas sua decisão for sábia.
=)
Mano te love cara!!


até que enfim atualizou né...
bjss

Helô said...

Selante ao inves d fluor... E obturar nao deve doer tanto (eu nunca obturei, acho q vc tb nao, ne?)

Vc saiu de repente do msn >.<

Depois a gente se fala!!

Bjs

Anonymous said...

Isso é muito _Humpty Dumpty_ pra mim! [talvez seja porque estou obcecada por ele].

Enfim, vc não deve se lembrar de mim, afinal não lembra do nome de ninguém - palavras suas. Bixete que googleou (?) pelo blog do Pizzo e achei o seu!

Boa sorte com o Fluor/Tireóide!
:*

Charles Nisz said...

Belo post, Pipo!

Anonymous said...

pestilento do inferno! amo-te!

Anonymous said...

Cara,muito importante o q vc escreveu nesse blog!!!!
Recentemente,comecei a pesquisar sobre o flúor e descobri porque tive 7 anos de insônia acompamhada de do que vc falou:desorganização,esquecimento,
dificuldade para me concentrar.
Estamos sendo envenenados diariamente pela água fluoretada.